Porque não tomar refrigerante?

   Oi gente!
  O post de hoje é mais um sobre saúde. E desta vez é sobre o porque não tomar refrigerante. 

  Gente! O refrigerante não contém nem um valor nutricional, e acima de tudo está repleto de corantes, cafeina, conservantes e grandes porcentagens de açúcar. O mesmo é capaz de causar uma verdadeira guerra no nosso organismo. Em apenas uma hora, ele leva embora nutrientes essenciais ao organismo, altera a pressão e ainda contribui para no acúmulo de gordura.
  O ácido presente nos refrigerantes, que são usados para dar gás à bebida, agride as células gástricas, causando azia e gastrite. Se não tratada adequadamente, a gastrite pode evoluir para úlceras estomacais. Assim também como o alto teor de açúcar interfere com o ciclo circadiano e provoca insônia.
  No Brasil, os refrigerantes de cola possuem 67 vezes mais corante caramelo IV (um composto causador de câncer) que os vendidos nos Estados Unidos. Estudos apontam que uma lata de refrigerante por dia (cerca de 325 mL), aumenta em 40% o risco de homens desenvolveram câncer de próstata. O fosfato além de causar osteoporose, prejudica funções renais e musculares, no entanto, o consumo em excesso causa envelhecimento precoce das células.
  Os refrigerantes embalados em latas de alumínio, que por sua vez são revestidas com uma resina chamada bisfenol (BPA), podem causar problemas hormonais, como a infertilidade, desenvolvimento de câncer e obesidade. Os elevados níveis de açúcar e de ácido prejudica a saúde dos dentes, desgastando o esmalte dos mesmos, podendo também ocasionar doenças da gengiva, como a gengivite. O açúcar aumenta também o nível de glicose no sangue e a resistência à insulina. Aumentando o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Além disso, o consumo excessivo de açúcar pode causar obesidade e aumento de triglicérides no sangue. A combinação de obesidade, gordura no sangue e aumento de glicose eleva os riscos de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Estudos revelam que o consumo diário de refrigerantes aumenta em 20% o risco de infarto durante um período de 22 anos.
  Os refrigerantes de cola possuem ácido fosfórico, composto químico que aumenta a acidez do sangue. E para neutralizar esse aumento de acidez, o organismo utiliza o cálcio dos ossos, podendo assim ocasionar a osteoporose. Além disso, muitos refrigerantes possuem elevados teores de cafeína e diversas substâncias para dar cor à bebida. Esses adicionais químicos são tóxicos para as células do organismo, causando agressões e propiciando o surgimento de câncer. A cafeína provoca também o aumento da pressão arterial. E a pressão alta é um fator de risco para o infarto e desenvolvimento de outras doenças cardíacas.
  Então meus amores, isso é apenas um pouco dos males que o refrigerante pode causar, espero que vocês se conscientizem, principalmente no fato de darem refrigerantes a crianças pequenas (bebês). Vamos investir nos sucos naturais. Eu mesma não tomo refri há mais de três anos e garanto que não me fez e nem faz falta. Hoje me sinto bem melhor, principalmente do estômago, pois eu tinha uma gastrite horrível que não podia comer nada pela manhã.
Bom gente, por hoje é só. Espero que tenham gostado.

E até a próxima!

Seguidores

Visualizações